Ultrapassadas políticas públicas de formação docente não acompanham avanços e transformações da sociedade.
Especialistas que tratam jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) poderão, em breve, ganhar um aliado inusitado: o videogame.
Decisão de encaminhar documento foi motivada pela reunião de amanhã em que será votado relatório do deputado Roberto Santiago
A Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 614/2013, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras do Magistério Federal, se reunirá amanhã, quarta-feira (7/8), às 15h, para votar o relatório de autoria do deputado Roberto Santiago. Em função disso, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, enviou correspondência a todos os senadores e deputados da Comissão Mista, solicitando especial atenção para a manifestação conjunta da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre o assunto, que foi encaminhada a eles no último dia 10 de julho e reencaminhada hoje.
Os entraves para a melhoria do ensino no Brasil e outros temas são analisados em matérias especiais
Muita teoria e pouca prática formam docente
Graduação para professores no Brasil tem 10% de estágio; conhecimentos específicos ocupam boa parte da grade
"Não dá para formar um professor só lendo Piaget."
A frase é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em alusão à carga teórica dos cursos que formam docentes para a escola básica, como a literatura de Jean Piaget, pensador do século 20.
Para a doutora em Educação pela Universidade de Harvard, o país erra ao ser pouco específico nas diretrizes curriculares
Em comparação com países que obtêm bons resultados na Educação, o Brasil comete um grave erro ao ser pouco claro na definição do currículo da educação básica. Este equívoco é agravado pelo fato de que, por aqui, orientações pouco claras sobre o que e como ensinar acabam caindo nas mãos de professores muitas vezes mal formados, mas com autonomia total para escolher como trabalhar conteúdos em sala de aula.
Editorial publicado no O Estado de S.Paulo em 08/05
O governo federal alardeia que ser professor é exercer "a profissão que pode mudar o País", mas o que se comprova é que se trata de uma carreira que vem perdendo prestígio e pela qual há cada vez menos interessados.
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