O título de Professor Emérito é uma das mais altas distinções conferidas pela UFRJ e é reservado a indivíduos cujas carreiras e realizações têm um impacto notável no ensino e na pesquisa. Paulo é merecedor desse reconhecimento devido à sua dedicação incansável ao desenvolvimento da educação e ao seu compromisso com a excelência acadêmica.

Paulo é Licenciado em Física, Engenheiro Civil, Mestre em Ciências, e Doutor em Ciências em Engenharia Civil, Estruturas, (COPPE/UFRJ) - Instituto Alberto Luiz Coimbra. Foi vice-reitor pela UFRJ, de 1991-1994, e reitor de 1994 a 1998. Na instituição, ministrou disciplinas de Mecânica, Resistência dos Materiais e Teoria da Elasticidade, na Escola de Engenharia, tendo sido paraninfo das turmas de formandos por vários anos.

No âmbito internacional, foi membro do Conselho Superior do Projeto Columbus, vinculado ao Conselho de Reitores das Universidades Europeias, Presidente do Colégio das Américas, no Canadá, e Vice-Presidente da Organização Universitária Interamericana, além de outros cargos e títulos universitários de várias outras universidades e instituições educacionais em todo o mundo.

A ABE o parabeniza pelo merecido reconhecimento e agradece sua dedicação e empenho ao longo dos anos em defesa da educação de qualidade.