A ABE há quase cem anos, em várias gerações, por seus membros das mais diferentes correntes, escolas, idades, origens, procedências e profissões, se dedica a pensar, examinar, estudar, propor e avaliar processos para que no Brasil seja universalizado o acesso ao saber. Não apenas a um determinado tipo ou forma de saber, mas ao saber em si, qualquer que seja ele e quem quer que seja quem o procure.

          É importante lembrarmos: só se é livre para pensar quando se é livre para aprender e para ensinar. Sem livre acesso aos conhecimentos e aos saberes não se pode pensar com liberdade. Assim a ABE tem  colaborado para que o país se desenvolva sempre livre, de gente livre para pensar, livre para conviver nas diferentes formas de pensar, e livre para construir, das diferentes e múltiplas individualidades, uma nação livre de homens livres. Não porque sejam todos iguais, que sabem e pensam da mesma forma, mas homens que sabem coisas diferentes, que podem pensar de formas diferentes, e que livremente decidiram se organizar para conviver sob a forma política de uma só nação.

          Somos, nós a ABE, uma associação de pessoas que se preocupam com a educação, não só por se ocuparem dela numa ou noutra posição mas porque, antes de mais nada, somos a favor da liberdade de saber, de estudar e de pensar. Não estamos aqui para representar ou defender idéia, posição, teoria ou interesse outro senão este, de contribuir para sermos todos unidos na nossa diversidade, e em busca de liberdade para todos.

          Não é pequena a proposta. Mas achamos que, como pensavam os que nos antecederam, ainda e cada vez mais vale a pena o esforço...

 

Edgar Flexa Ribeiro

Presidente