Nasce o portal da ABE, graças ao esforço de companheiros que sob a inspirada liderança de João Pessoa de Albuquerque começaram a nos conduzir pelos caminhos da atualidade. Não é dizer pouco nesta quase centenária instituição! E embora seja uma constatação pisada e repisada, não custa lembrar quanta coisa mudou desde 1924!

          E as mudanças se deram em tempo muito curto: há três gerações apenas generalizaram-se o telefone, o rádio, a televisão e o computador. Quem tem hoje 70 anos viu televisão pela primeira vez aqui no Brasil aos 10, 12 anos de idade, na década de cinqüenta. E aos trinta anos viu o computador chegar às casas. Seu neto, aos dez anos de idade, tem hoje os dois no quarto, e anda com um celular no bolso. Não houve ainda tempo histórico para que tudo isso esteja consolidadamente incorporado à nossa vida. Tripulamos e operamos os equipamentos, mudamos hábitos, mas apenas começamos a dimensionar o que virá em decorrência disso tudo.

          Uma coisa é certa: as formas de transmitir e fazer circular informação e conhecimento multiplicaram-se vertiginosamente e em tão tempo tão curto como nunca antes. Gutemberg criou a imprensa e mudou o mundo, mas foi preciso muito tempo para que o livro estivesse disponível de verdade. Hoje, o saber, o conhecimento e a informação escaparam do controle de quem quer que seja – e só regimes políticos muito fechados ainda tentam impedir que permaneçam fora do alcance da população em geral.

          A ABE. nasceu com a missão e o propósito de trabalhar pela generalização do livre acesso ao saber. O compromisso de seus fundadores com a liberdade de pensamento, direito a ser garantido pelo saber e pela livre transmissão do conhecimento, permanece atual, e já agora com essas novas ferramentas para trabalhar. O conhecimento e o saber não têm mais sua generalização limitada ou dependente da sala de aula, e a educação se faz e se promove a toda hora, a qualquer hora e em qualquer lugar.

          Por essas razões temos que nos atualizar por inteiro: começamos a digitalizar nosso acervo, inauguramos nosso portal, e vamos tratar agora de movimentar o nosso “site”. As contribuições já feitas dentro do projeto ‘”Lermo-nos” lá irão ser “postadas”, assim como as que se seguirão, e muito mais que ainda será criado, e surgirá e será incorporado, e estará acessível por quem quiser.

          A ABE precisará do apoio e da produção de todos. Precisará expandir nosso quadro de associados, não mais dependendo da presença física de cada um, não mais impedidos de colaborar pela distância – já que hoje a distância não é mais um problema para trabalharmos em conjunto.

          Esse é o desafio e o apelo: tudo chama a ABE para renovar-se, crescer e atender modernamente a seu propósito inicial: trabalhar pela educação, pelo saber e sua transmissão, pelo conhecimento e sua generalização, instrumentos indispensáveis para que o homem seja realmente livre como é de seu direito.

 

Edgar Flexa Ribeiro

Presidente