A correria sempre lembrada de dias, meses e anos, muitas vezes tem distanciado pais e filhos que se juntam de forma esporádica e às vezes insólita neste corrido 2015. A Escola está sendo responsabilizada por tarefas que não lhe competem!
Já nos alertava Philippe Meirieu “A escola não pode, sozinha reparar todas as feridas da sociedade”. “A educação é responsabilidade coletiva, de todos os adultos, absolutamente todos!”
Os pequeninos por vezes são levados para as creches cada vez mais cedo, por um dos pais e apanhados pelo outro sempre na correria. Avós muita e muitas vezes são convocados ou já escalados para tal tarefa. Será mesmo essa qualidade de vida que queremos?
Paremos para refletir no que anda acontecendo à volta. Consumismo pegou cada um de nós de forma devoradora. Que fazer afinal?
Os filhos mais velhos e às vezes nem tanto andam sempre com seus Iphones e outros aparelhos e mal grunhem uma resposta - sugiro a leitura do livro “Os Largados” de Michele Serra editado no Brasil em 2015, um alerta para estes tempos de pais sem saber como exercer tal função!
Cursos são oferecidos nas empresas, e por particulares para a Programação do tempo, acenando com tempo de qualidade como formulas prontas. Sabemos que não é bem assim. A “mudança”, qualquer delas, precisa ser interna!
E mais, classes sociais diferentes andam aturdidas com os mesmos problemas. NÃO SABEMOS mais COMO EDUCAR nossos FILHOS: consumismo, novos instrumentos.
Merecem atenção especial e reflexão cuidadosa os informes sobre as cartilhas de gênero que estão sendo produzidas no Brasil. Fala-se inclusive que em São Paulo já estão prontas. Não se precipitar, mas estar atento ao que afinal se pretende é tarefa diuturna dos pais. Em relação à educação há avanços governamentais - o público invadindo o privado do que pertence ao foro de sua casa, que merecem nossa atenção.
Cabe solicitar informes, instigar órgãos competentes a dar explicações do que se trata afinal. Consideramos que famílias devem ser informadas, pois a modificação no tocante à educação tangencia mudanças profundas inclusive contrariando como se forma o caráter de uma pessoa que é palavra que vem de charasus o que imprime.

Bem a família vem se encolhendo nas ultimas décadas e se tornou massa empobrecida de valores básicos formadores da ética que como afirma o Dalai Lama por ocasião de seus 80 anos em 2015 “A Ética é mais importante que a religião” Há que se fazer profunda reflexão sobre tal depoimento vez que a Educação precisa do berço lembremos “a mão que balança o berço passa valores”. A família não pode se omitir e está acossada. Educadores podem trazer luzes para tais discussões que se avizinham polemicas. Educar é saber dar limites e incentivar as potencialidades diferentes de cada um de nós.
A idade adulta sim será então vivenciada pelas pessoas como lhes aprouver, baixo sua responsabilidade; tal não pode se dar na infância ou adolescência época de formação sendo atendidas as diferenças individuais, mas não acovardando pais que perdidos não sabem como agir.
O amor, o respeito, a cooperação solidária, a honestidade, vão ajudar a sair desta espiral descendente em que nos encontramos, fazendo a ponte com novidades em todas as áreas que nos bombardeiam diariamente.
Sabemos estar a Civilização Ocidental no ponto descendente da civilização, Toynbee o grande historiador inglês nos ensinava serem as civilizações organismos vivos com nascimento, desenvolvimento e queda. Foi assim ao longo da História Universal. Não há novidades. Estamos despencando!
Ao mesmo tempo temos notícias de um pai jovem que chega a casa e pega o filho no colo desde bebezinho coloca musica e dança com ele; o garoto faz o maior sucesso na creche, pois tem esse repertório e dança nas festas alegremente; aprendeu com o pai!
Outro jovem procurador do estado diz ao filho de pouco mais de um ano, “vamos praticar a leitura” assim mesmo e o menino pega um livrinho de sua cesta de livros e senta-se ao lado do pai...lendo. Outro dia foi hilário pois chegando à casa do avo pegou um livro, sentou-se no chão da cozinha e disse! “Vovô praticar leitura” e o avô que estava acabando de lavar a louça disse espera aí, pegou uma cadeira e foi assim que acabou a tarefa dele - lavar a louça, praticar a leitura. Coisas de cada casa: um dança outro lê e assim vão sendo passados os valores da família!
Gosto de contar que fui alfabetizada - sem querer - por mamãe que dentre os afazeres domésticos respondia às minhas curiosidades e um dia eu li tudo sem saber escrever uma palavra, sabia ler e amava. Mamãe disse que eu apresentava atração especial pelas letras e era - sou extremamente curiosa. Ela respondia que as letras davam a mão AMOR volto a repetir faz coisas interessantes na alfabetização. Depois de sete anos no Instituto de Educação, fui alfabetizadora - uma experiência impar!
Estudo, no momento, Alfabetização de pessoas de 60 anos e mais e já escrevi o artigo: ALFABETIZAÇÃO com pessoas de 60 anos e mais: reflexões, na Revista indexada Caderno Geração da ANG RJ–Associação Nacional de Gerontologia do Rio de Janeiro ano5 nº 6 de abril de 2015, pp.07 - 20.
Como nosso mote é o Dia dos Pais, desejo FELIZ DIA dos PAIS 2015, nos encontraremos no próximo ANO!

Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.