A EDUCAÇÃO anda às voltas com o futurismo. Encontramos pessoas falando de Tecnologia e inovação o tempo todo. Não resolvem nossos problemas educacionais!
Como psicóloga clínica desde 1971 e criadora e coordenadora de Trabalho Voluntário intergeracional em Escola Municipal na cidade do Rio de Janeiro, tenho estudado e refletido sobre alguns tipos de INTELIGÊNCIA e suas habilidades daí decorrentes. Como tais habilidades poderiam ajudar nossos alunos?
Apontaremos só quatro (4) habilidades de INTELIGÊNCIA:
(1)Intrapessoal; (2)interpessoal; (3)Inter Artificial e (4) Inovadora.
Vamos, pelo pouco espaço aqui disponível no LERMO-NOS, apenas citá-las .
Inteligência INTRAPESSOAL - desenvolver resiliência, aprender emulação, a superar-se, conhecer-se gostar de si; está nos Mandamentos "Ama a teu próximo como a ti mesmo". Como vou gostar do outro se NÃO aprendi a gostar de mim? Colocar-se em 1º lugar foi entendido durante tantos séculos como algo egótico quando precisa ser aprendido desde sempre. Gostar-se vai ajudar a melhorar o mundo . Reflita COMO!
Inteligência INTERPESSOAL- se aprendemos a nos gostar teremos "modelo" que nos leva à empatia, lembrar que eu sou o outro para… o outro, a respeitar as diferenças a saber que há espaço para todos… que habilidade difícil de exercer!
Inteligência INTER ARTIFICIAL que hoje além da dita Tecnologia, da Cibernética já envolve a Robótica. E a cada dia novidades aparecem. Dar um aparelho para as crianças NÃO a vai ajudar a ser pessoa! A alta tecnologia nos ajuda a viver mais confortável… mas ainda somos gente! Não robôs!
Inteligência INOVADORA no sentido de pensar diferente, fazer diferente, apreendedora pois aprendemos a aprender, num caminho sem fim. Respeitar a criatividade do aluno e ajudá-lo a refletir sobre o que fazer com o que cria!
Para finalizar esta provocação, destaco a importância de ajudar pais e professores das primeiras idades a se prepararem para as crianças desta quase segunda década do século XXI quando as crianças estão sendo chamadas de “cristal” tal a rapidez com que dominam não só a tecnologia.
Precisamos estar unidos; as famílias teimam em esperar das Escolas o que estas NÃO podem oferecer pois autoestima, objetividade e resiliência são tarefas da FAMÍLIA . À ESCOLA cabe desenvolver a temática definida nos últimos anos por toda a sociedade brasileira, que de uma ou outra maneira influenciou nos Currículos Escolares!
Consideramos as habilidades de INTELIGÊNCIA um grande tema a ser discutido por toda a sociedade brasileira, ainda alienada e omissa no tocante à EDUCAÇÃO, que sabemos ser o grande alavancador de uma nação, como bem pode ser comprovado pelos países que há décadas estavam atrás do BRASIL e agora nos ultrapassaram.
NÃO há mais tempo a perder e a ABE, pela sua ativa participação desde 1924, não pode deixar de se manifestar.
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