A escola hoje e os alunos que não aprendem, artigo de Roberto Leal Lobo
Roberto Leal Lobo e Silva Filho é professor titular aposentado do Instituto de Física de São Carlos da USP e presidente do Instituto Lobo. Artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje (23).
A educação brasileira está em crise. Além da recorrente violência escolar - a imprensa noticia com frequência casos de alunos armados ou com drogas, além de agressões a professores -, pais e filhos parecem achar que a escola não pode contrariar os alunos ou exigir desempenho. As próprias famílias não conseguem impor limites aos filhos - às vezes, nem os pais têm limites -, algo que se espraia à sala de aula.
FSP-USP lança mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar, por meio de seu Departamento de Saúde Ambiental (HSA), o Curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade – conceito 5 pela Capes, nota máxima para essa modalidade.
Avaliações educacionais são essenciais para o cumprimento do direito à educação
A Constituição Brasileira garante o direito ao acesso à educação no país, que se inicia com o ingresso na escola e só se concretiza e se torna completo se o sistema educacional propiciar às crianças e jovens matriculados competências essenciais para seu desenvolvimento intelectual.
Economia global demanda ensino personalizado
Formação de técnicos no País ainda é insuficiente.
O século 20 acabou há quase 13 anos e em boa parte do mundo ainda se discute quais são as competências necessárias para o mercado de trabalho do século 21. Na verdade, no entender de muitos especialistas, a transição a ser feita é a do século 19 para o 21, porque o modelo atual ainda está mais ligado à formação padronizada de trabalhadores para fábricas, típica da Revolução Industrial, do que às exigências flexíveis da economia criativa.
Dia do Mestre (15/10/2012)
O Japão, verificando o esgotamento de sua tradição feudal, promoveu a chamada “revolução meiji”. Conheceu então profundo processo de modernização, que aproximou o país das nações modernas e construiu os fundamentos do progresso que conduziu ao Japão contemporâneo.
Para isso desenvolveu um enorme esforço de generalização do acesso ao saber. O “modo de produção” feudal não precisava de uma população “educada”, mas um país que se queria moderno não poderia dispensar sua participação na construção de um país novo.
MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem (21) que a pasta vai mudar a forma de avaliar a qualidade do ensino médio. A proposta é substituir a Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
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