Quando tive acesso ao documento “Base Nacional Comum Curricular”, com 301 páginas, elaborado pela Comissão instituída pelo MEC, certa de sua importância para orientar professores, especialistas e gestores da Educação Básica no processo ensino-aprendizagem, muitos dos quais talvez não tivessem oportunidade de o conhecer e de o ler na íntegra, propus-me, no espaço que me é concedido, há muitas décadas, pelo jornal Folha Dirigida, a sintetizar as principais orientações acerca dos objetivos de aprendizagem, por área, conteúdo curricular e ano escolar. Depois de quatro artigos percebi que não teria condições, em tempo hábil, de abordar todo o conteúdo da BNC, uma vez que se aproxima o prazo do documento preliminar receber sugestões, além do fato do limite de meu espaço no jornal não dever ser ultrapassado.
Assim tentarei, no artigo de hoje, apresentar os objetivos dos componentes curriculares da Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física; das áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, referentes ao Ensino Fundamental.
Em relação à Língua Estrangeira Moderna, cuja aprendizagem tem início no 6º ano escolar, a principal orientação é “oferecer aos estudantes, condições e conhecimentos necessários para que possam vivenciar situações que envolvam textos nas línguas em estudo relevantes às suas vidas e à interação com pessoas de outras formações socioculturais e nacionalidades, considerando a participação em um mundo ampliado pelas tecnologias”. Há desafios a serem enfrentados no ensino de uma língua estrangeira moderna. Um deles é “a superação de uma visão tecnicista de língua, limitada a explicações gramaticais ou a repetição de frases descontextualizadas, para priorizar uma perspectiva discursiva, que enfatiza a produção de sentidos por parte dos estudantes, independentemente do seu nível de conhecimento da língua em dado momento”.
O componente curricular Arte engloba quatro subcomponentes: “artes visuais, dança, teatro e música”. O componente caracteriza-se “por trabalhar com o processo criativo em seus diferentes subcomponentes, englobando o fazer, o fruir e a reflexão sobre o fazer e o fruir”.
O último componente de Linguagens é a Educação Física, “que trata das práticas corporais na escola como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional e singular, assegurando aos estudantes a construção de um conjunto de conhecimentos necessários à formação plena do cidadão. A referência central na BNC para a estruturação dos conhecimentos, são as práticas corporais organizadas com base em manifestações da cultura corporal: “brincadeiras e jogos; esportes; exercícios físicos; ginásticas; lutas; práticas corporais alternativas; práticas corporais de aventura; práticas corporais rítmicas”.
Passemos à Área de Matemática. Os objetivos de aprendizagem estão organizados em cinco eixos: Geometria; Grandezas e Medidas; Estatística e Probabilidade; Números e Operações; Álgebra e Funções. São objetivos da Matemática no Ensino Fundamental: “identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender o mundo à sua volta; desenvolver o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para criar/elaborar e resolver problemas; fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, sabendo selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente; estabelecer relações entre conceitos matemáticos de um mesmo eixo e entre os diferentes eixos, bem como entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; comunicar-se matematicamente, interpretar, descrever, representar e argumentar, fazendo uso de diferentes linguagens, estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas; desenvolver a autoestima e a perseverança na busca de soluções, trabalhando coletivamente, respeitando o modo de pensar dos outros colegas e aprendendo com eles, recorrer às tecnologias digitais a fim de compreender e verificar conceitos matemáticos nas práticas sociocientíficas”.
Ciências da Natureza é outra Área que, no Ensino Fundamental é representada por um único componente – Ciências – que envolve uma ampla gama de conhecimentos, que concorrem para a formação integral dos estudantes articulando diversos campos do saber científico. A expectativa é que, ao estudar Ciências, os alunos do Ensino Fundamental “aprendam sobre si mesmos, sobre a história biológica de sua espécie e a manutenção da vida; sobre o mundo material em que vivem e os seus recursos naturais, suas transformações naturais e a exploração que as sociedades humanas vêm fazendo desses recursos; sobre os impactos ambientais causados por essas ações; sobre a diversidade da vida no planeta e sobre o próprio planeta, sua posição no sistema solar e no universo, os movimentos e a forças que atuam na manutenção e transformação desses sistemas”.
A organização dos objetivos da aprendizagem da área das Ciências da Natureza é fundamental. A BNC propõe uma organização, a partir de unidades do conhecimento: materiais, substâncias e processos; ambiente, recursos e responsabilidades, bem-estar e saúde; Terra, constituição e movimento; vida, constituição e reprodução; sentidos, percepções e interações”.
No Ensino Fundamental, a área das Ciências Humanas é constituída pelos componentes curriculares História e Geografia. São seus objetivos: “reconhecer identidades e organizações na vida em sociedade em diferentes tempos e espaços, percebendo e acolhendo semelhanças e diferenças; relacionar vivências e experiências às situações cotidianas em seus aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos; identificar e entender transformações e processos sociais, espaciais, religiosos, culturais e históricos constituídos, a partir da relação do ser humano, sociedade, com a natureza, na produção, na manutenção e no cuidado com a vida; conhecer e desenvolver procedimentos de estudo e de investigação, usando múltiplas linguagens para expressar saberes, sentimentos, crenças e dúvidas na descoberta de si mesmo em relação com outras pessoas na sociedade”.
Os objetivos da aprendizagem das Áreas de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas são apresentados, por componente e ano escolar do Ensino Fundamental, o que é importante ser conhecido pelos professores, especialistas e gestores.
Este artigo reflete, unica e exclusivamente, os pontos de vistas e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.