UMA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA

Local: Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

curadoria Pablo Lafuente e Raquel Barreto
A exposição está no novo espaço do museu: Bloco Escola, ao lado da Cinemateca do MAM e do café e bar, Cantina do MAM. O espaço expositivo está fechado para montagem da nova exposição que abrirá em janeiro.
Uma história da arte brasileira é uma exposição realizada para a Cúpula do G20 (no museu dias 18 e 19 de novembro de 2024). A mostra foi vista por chefes de Estado e lideranças dos 19 países-membros do G20, além da União Africana e da União Europeia, e países convidados, e será aberta ao público em 1º de dezembro. A exposição oferece um percurso pela história da arte moderna e contemporânea brasileira por meio do acervo do MAM Rio.
Com mais de 75 anos de história, o MAM Rio marcou os caminhos da arte brasileira dos séculos 20 e 21 com suas exposições e programas, entendendo sempre a arte e a cultura a partir de sua função social educativa e de construção de cidadania. A coleção do museu inclui mais de 16.000 obras que refletem a diversidade e a riqueza da arte brasileira.
Reunidas nesta sala estão obras de artistas que protagonizaram as primeiras seis décadas do século 20 – momento em que a arte brasileira definia um modelo específico de criação combinando de modos surpreendentes linguagens abstratas e figurativas, temas eruditos e populares, e perspectivas tradicionais e cosmopolitas. Destacam-se aqui o modernismo, que se consolidou nas décadas de 1920/40; o concretismo, que emergiu nas décadas de 1950/60; e o protagonismo continuado de artistas mulheres.
A exposição “Uma história da Arte Brasileira” é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Lista de Datas (Página de detalhes do evento)
- De 12 de Abril de 2025 até 30 de Abril de 2025