Esta campanha eleitoral nos dirá quem governará o país nos próximos quatro anos, tanto no Poder Executivo como no Poder Legislativo. E em matéria de educação o que se tem ouvido de todos os lados é de alarmante superficialidade.

          Os candidatos ao executivo são todos evidentemente a favor da educação, e a reconhecem como essencial ao desenvolvimento, e são todos favoráveis a que o magistério seja bem remunerado. A partir daí começam as diferenças: um quer fazer creches, outro quer distribuir livros, outro acha que meio ambiente é fundamental no processo educacional. Os candidatos a cargo nos legislativos transbordam em propostas as mais variadas, tópicas e nem sempre exeqüíveis.

          Enquanto isso não há sinal de propostas que possam conduzir o país a superar a permanente indefinição de rumos nessa matéria, o que nos permite supor que a elite política brasileira não tem sabido – e parece que vai continuar sem querer saber - o que fazer com a educação. Tanto isso é assim que as sucessivas Leis de Diretrizes e Bases –fundamento da atuação nacional nessa matéria – têm durado em média uma década cada uma, e sempre alteradas quando ainda em vigor.

          Essa indefinição do propósito nacional quanto à educação faz com  que, hoje, poucos brasileiros começaram e concluíram seus estudos sob uma mesma LDB.

          Isso traz conseqüências curiosas. Exemplo: o questionário básico do Censo Demográfico do IBGE, aquele que todos respondem, não pede o nível de estudo do entrevistado. Aquela pergunta simples: “até onde foram seus estudos?” não é feita a todo mundo – só nos questionários completos e mais complexos. A razão dada é boa e simples: é muito complicado estabelecer as correspondências. Diante de respostas como “fui até o 3º primário”; “tenho ginásio completo”, ou “terminei a 4ª série do ensino fundamental”, “fiz até o 2º científico”, não cabe no formulário básico definir em termos atuais até onde afinal o entrevistado estudou.

          Em matéria de economia já aprendemos que mudar de idéia e de práticas a toda hora é incompatível com a estabilidade da moeda. Aprendida essa lição venceu-se a inflação. Mesmo com uma mudança de mãos e de rumos nas eleições de 2002, não houve hesitação em progredir no caminho já iniciado.

          Mas para a educação, por enquanto, só podemos esperar mais demora na formação de uma consciência nacional bastante firme para que o país e seu povo possam contar com educação boa para todos. Mas uma coisa é certa: se não soubemos cuidar da educação pelo seu valor intrínseco, por ser boa e justa em si, o crescimento econômico nos obrigará a desenvolvê-la ao sabor da necessidade.

 

Edgar Flexa Ribeiro

Presidente