A nossa ABE promoveu o III Encontro de Educação à Distância, realizado no último dia 29, reunindo palestrantes eminentes e uma atenta e representativa platéia. A abertura coube ao Prof. Paulo Alcântara, Presidente do Conselho Estadual de Educação.

 O tema é efetivamente importante, singularmente desafiador, e esse encontro o deixou registrado. Afinal, debruçar-se sobre o futuro, e tentar antever o que virá, foi, é e será sempre um desafio para o Homem.

E nós estamos apenas entrando em novos tempos. As novidades são enormes nesses últimos 50 anos. Desde que Guttenberg inventou a imprensa a humanidade não conhece tamanha expansão dos meios de acesso ao saber e ao conhecimento como a que estamos assistindo.

E ainda não vimos tudo. Apenas imaginamos – e mal imaginamos - tudo que está para acontecer, que novos instrumentos vêm aí, que novos meios podem surgir. E não há ainda nem plena consciência do impacto que tudo que já existe está tendo e terá ainda.

Qual será o papel da escola quando o saber está cada vez mais ao alcance de um dedo? O que será no futuro o que hoje se entende ser a educação e a formação de um ser humano?

Até agora as nossas escolas mudaram muito pouco diante desses recursos todos. Mesmo porque a formação do magistério mudou muito pouco nesse período, até porque os professores dos futuros professores não sabem formá-los para usar esses novos instrumentos, pois não os conheceram tão cedo.

Mas isso tem prazo certo para acontecer. É inevitável.

 

----------------------------------------------------------------

 

Este texto já estava pronto quando sobreveio a morte de Steve Jobs - e a reação que despertou no mundo todo.

A onda de manifestações foi sinal evidente de que esta humanidade, e esta geração posterior à dele, tem total consciência da amplitude de que dispõe para aprender, e de que sabe a quem e ao quê agradecer. Estamos todos conscientes de que somos livres para aprender, e isso é uma afirmação política de liberdade que varre o planeta e já trouxe mudanças para vários países

Em matéria de educação e de ensino - de perto ou de longe, presencial ou à distância - de uma coisa podemos estar certos: nada será como antes a partir de agora.