Educação de qualidade para todas as crianças.
A diferença entre as chamadas escolas públicas e escolas particulares deve ser nenhuma. A significação das duas expressões hoje perpetua uma visão preconceituosa sobre a educação das crianças brasileiras, qualificando uma e desqualificando outra. É como se existissem crianças que merecem mais que outras, não por mérito, mas por critério financeiro. Como nem toda escola particular é eficiente e nem toda escola pública funciona mal, é indignante o conformismo na aceitação de que uma é pior do que a outra, o que não é verdade absoluta, embora tenha se tornado uma verdade simbólica.
Contrariando a visão da diferença de qualidade entre escolas públicas e particulares está a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, numa tentativa interessantíssima de inovação. Lá existem projetos que propõem reinventar a escola, olhando para o futuro, para o tempo das crianças. Não são projetos para desprivilegiados, mas propostas inovadoras para a escola em geral, projetos construídos com base em fundamentos contemporâneos, com o que há de mais novo no pensamento sobre educação escolar.
Ainda é uma experiência incipiente, mas profunda. Mesmo com dificuldades de implantação, é fascinante ver o esforço e dedicação existentes para reinventar a educação, num momento de transição de eras, em que as novas tecnologias transformam radicalmente a realidade. Os projetos merecem divulgação pois podem romper o ciclo viciado de oposição em qualidade entre escolas públicas e particulares. Certamente é o empreendimento oficial que pode, mais facilmente, transformar paradigmas na educação escolar porque não depende da lógica empresarial.
É motivo de júbilo saber que a proposta existe. Causa estranheza que se conheça tão pouco sobre os projetos arrojados de educação do Município do Rio de Janeiro e os jovens preparados, inteligentes e aguerridos que o estão construindo.
Vale a pena pedir à Secretaria Municipal de Educação que exponha seus projetos porque podem ensinar muito e beneficiar todas as crianças brasileiras.