Um dia em minhas andanças pelos caminhos encontrei um trabalho de ALVIN TOFFLER –autor de CHOQUE DO FUTURO e da TERCERA ONDA era um questionário sobre a CRIATIVIDADE em escolas especiais nos US o resultado surpreendente ----- os alunos todos adolescentes eram capazes de criar situações fabulosas para um futuro dentro das qual não se envolveriam como pessoas.

 Foi necessário retomar o tema indagando como seria a participação de cada um dentro do que eram capazes de imaginar e um dia em uma reunião de chefes de departamento na PUC um físico Frances disse que deveria iniciar com seus alunos o conhecimento da física mas que tinha sido impossível pois os alunos em quase sua totalidade não tinham consciência de sua própria identidade nem tão pouco e seu lugar no mundo sendo assim não existiam como pessoas foi necessário uma introdução que os capacitasse realmente a participar do estudo universitário. Imagino que o ENEM poderia acrescentar em seu programa um tema sobre o que o jovem pensa do mundo e como pretende atuar para criar novos caminhos e propor novas soluções para os problemas que hoje afligem a humanidade  o jovem já com 16 anos tem maioridade para escolher o presidente do país -----será necessário que esteja acordado- conciente de seu papel no mundo.

 

 Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.