Políticas de inclusão atreladas apenas ao vestibular são insuficientes, aponta pesquisador
Apesar de importantes, as políticas de inclusão social ou de ação afirmativa no ensino superior atreladas somente ao vestibular – ou a processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – são insuficientes para solucionar o problema da exclusão de jovens oriundos de escola pública.
Resultados do Enem refletem desigualdades comuns no país
Análise de dados mostra que a nota da redação está diretamente ligada à renda familiar dos candidatos. O GLOBO analisou informações dos candidatos do Enem 2011 que responderam ao questionário socioeconômico e fizeram a redação.
Velhos professores para novas tecnologias
Ultrapassadas políticas públicas de formação docente não acompanham avanços e transformações da sociedade.
Videogame pode se tornar aliado no tratamento do TDAH
Especialistas que tratam jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) poderão, em breve, ganhar um aliado inusitado: o videogame.
Carta da SBPC à comissão que analisa a MP 614/2013 reitera preocupação com três pontos do Plano de Carreiras do Magistério Federal
Decisão de encaminhar documento foi motivada pela reunião de amanhã em que será votado relatório do deputado Roberto Santiago
A Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 614/2013, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras do Magistério Federal, se reunirá amanhã, quarta-feira (7/8), às 15h, para votar o relatório de autoria do deputado Roberto Santiago. Em função disso, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, enviou correspondência a todos os senadores e deputados da Comissão Mista, solicitando especial atenção para a manifestação conjunta da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre o assunto, que foi encaminhada a eles no último dia 10 de julho e reencaminhada hoje.
Folha de domingo publica especial sobre educação
Os entraves para a melhoria do ensino no Brasil e outros temas são analisados em matérias especiais
Muita teoria e pouca prática formam docente
Graduação para professores no Brasil tem 10% de estágio; conhecimentos específicos ocupam boa parte da grade
"Não dá para formar um professor só lendo Piaget."
A frase é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em alusão à carga teórica dos cursos que formam docentes para a escola básica, como a literatura de Jean Piaget, pensador do século 20.
Página 4 de 11