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Os Itinerários e a Matriz do ENEM

Dentre os propósitos da Reforma do Ensino Médio, destaca-se a necessidade de que venham a ser propostas aos estudantes experiências escolares plenas de sentido e relevância. Esse objetivo será alcançado, em grande parte, pelo “Projeto de Vida”, componente curricular voltado para a Orientação Profissional do Jovem. De fato, na medida em que se estabelece o diálogo entre os conteúdos e o seu Projeto Profissional o aluno passa a enxergar o sentido e a razão de ser de boa parte do que lhe é apresentado no Ensino Médio.

Ainda que prematuro e provisório, o primeiro esboço de seu Projeto de Vida permitirá que o aluno exerça suas primeiras escolhas, ao eleger um Itinerário Formativo que corresponda aos seus interesses e vocações. Por esse caminho, ele estará aprendendo a fazer escolhas, uma importante aprendizagem a ser feita e ensinada na Educação Básica.

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Os Conselhos Estaduais de Educação e a flexibilidade curricular

Em dezembro do ano passado o Conselho Nacional de Educação aprovou a sua proposta para a Base Curricular do Ensino Médio, que incentiva as escolas a desenvolverem o seu próprio Projeto Pedagógico, em consonância com sua identidade e vocação institucional. Superando a tendência centralizadora, a proposta procura induzir a diversidade, a experimentação e a inovação curricular. Feito vinte e dois anos depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o encaminhamento do CNE vem, finalmente, recuperar o que vinha sendo preconizado desde 1996.

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