Velhos professores para novas tecnologias
Ultrapassadas políticas públicas de formação docente não acompanham avanços e transformações da sociedade.
Videogame pode se tornar aliado no tratamento do TDAH
Especialistas que tratam jovens com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) poderão, em breve, ganhar um aliado inusitado: o videogame.
Carta da SBPC à comissão que analisa a MP 614/2013 reitera preocupação com três pontos do Plano de Carreiras do Magistério Federal
Decisão de encaminhar documento foi motivada pela reunião de amanhã em que será votado relatório do deputado Roberto Santiago
A Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 614/2013, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras do Magistério Federal, se reunirá amanhã, quarta-feira (7/8), às 15h, para votar o relatório de autoria do deputado Roberto Santiago. Em função disso, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, enviou correspondência a todos os senadores e deputados da Comissão Mista, solicitando especial atenção para a manifestação conjunta da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre o assunto, que foi encaminhada a eles no último dia 10 de julho e reencaminhada hoje.
Folha de domingo publica especial sobre educação
Os entraves para a melhoria do ensino no Brasil e outros temas são analisados em matérias especiais
Muita teoria e pouca prática formam docente
Graduação para professores no Brasil tem 10% de estágio; conhecimentos específicos ocupam boa parte da grade
"Não dá para formar um professor só lendo Piaget."
A frase é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em alusão à carga teórica dos cursos que formam docentes para a escola básica, como a literatura de Jean Piaget, pensador do século 20.
'Brasil forma muito mal seus professores', diz pesquisadora
Para a doutora em Educação pela Universidade de Harvard, o país erra ao ser pouco específico nas diretrizes curriculares
Em comparação com países que obtêm bons resultados na Educação, o Brasil comete um grave erro ao ser pouco claro na definição do currículo da educação básica. Este equívoco é agravado pelo fato de que, por aqui, orientações pouco claras sobre o que e como ensinar acabam caindo nas mãos de professores muitas vezes mal formados, mas com autonomia total para escolher como trabalhar conteúdos em sala de aula.
Quem quer ser professor?
Editorial publicado no O Estado de S.Paulo em 08/05
O governo federal alardeia que ser professor é exercer "a profissão que pode mudar o País", mas o que se comprova é que se trata de uma carreira que vem perdendo prestígio e pela qual há cada vez menos interessados.
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