Os Itinerários e a Matriz do ENEM
Dentre os propósitos da Reforma do Ensino Médio, destaca-se a necessidade de que venham a ser propostas aos estudantes experiências escolares plenas de sentido e relevância. Esse objetivo será alcançado, em grande parte, pelo “Projeto de Vida”, componente curricular voltado para a Orientação Profissional do Jovem. De fato, na medida em que se estabelece o diálogo entre os conteúdos e o seu Projeto Profissional o aluno passa a enxergar o sentido e a razão de ser de boa parte do que lhe é apresentado no Ensino Médio.
Ainda que prematuro e provisório, o primeiro esboço de seu Projeto de Vida permitirá que o aluno exerça suas primeiras escolhas, ao eleger um Itinerário Formativo que corresponda aos seus interesses e vocações. Por esse caminho, ele estará aprendendo a fazer escolhas, uma importante aprendizagem a ser feita e ensinada na Educação Básica.
Os Conselhos Estaduais de Educação e a flexibilidade curricular
Em dezembro do ano passado o Conselho Nacional de Educação aprovou a sua proposta para a Base Curricular do Ensino Médio, que incentiva as escolas a desenvolverem o seu próprio Projeto Pedagógico, em consonância com sua identidade e vocação institucional. Superando a tendência centralizadora, a proposta procura induzir a diversidade, a experimentação e a inovação curricular. Feito vinte e dois anos depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o encaminhamento do CNE vem, finalmente, recuperar o que vinha sendo preconizado desde 1996.
Fala ABE - Janeiro/Fevereiro de 2017
A efetividade das decisões das “Conferências do Clima”, cada vez mais importantes para o nosso futuro, depende de posições, agora postas em risco, do novo governo dos Estados Unidos da América e chamam a atenção de todos pela ênfase dada a necessidade urgente de oferecermos uma nova educação para a sustentabilidade.
Ela deve formar cidadãos para a sociedade do conhecimento, onde as culturas do empreendedorismo e da educação continuada serão determinantes para a ocupação dos postos de trabalho que vêm sendo oferecidos pelas profissões que surgem em consequência dos avanços da ciência e da técnica, e para o incremento da competitividade das nações, fundamentada nos alicerces do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo. Ciência, tecnologia e inovação tornam-se objeto de muitas discussões, agora num cenário de preocupação, em consequência dos visíveis efeitos do aquecimento global e do prenúncio da falta de alimentos e de água nas próximas décadas.
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