Educação financeira chega ao ensino básico
No ensino médio, o programa foi testado, aprovado e está sendo implementado. A adesão não é obrigatória e fica a critério da escola.
Quando um adolescente tem maturidade para ter um cartão de crédito? Os pais podem deixar uma criança recém-alfabetizada fazer a lista do supermercado?
Crianças dotadas e talentosas
Livro ensina como educar e lidar com jovens e crianças muito inteligentes
A prática de ensinar requer habilidades especiais, principalmente quando se trata de crianças dotadas e talentosas. No Brasil, ainda faltam informações para profissionais de educação sobre como educar e ensinar crianças super dotadas.
Mercadante pede a senadores agilidade na votação do Plano Nacional de Educação
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu hoje (29) aos senadores que agilizem a votação do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).
Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação
O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.
Especialistas pedem cautela na reforma curricular do ensino médio
Acadêmicos, cientistas e pesquisadores pedem cautela na unificação das 13 disciplinas do ensino médio público nacional em quatro grandes áreas do conhecimento - anunciada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Pela proposta, prevista para vigorar a partir do próximo ano, as disciplinas serão integradas em ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática.
Fala ABE - Novembro/Dezembro de 2016
O ano foi marcado por profundas mudanças na conjuntura política e econômica do país. As dificuldades financeiras vividas por muitos Estados da Federação acabaram por se refletir sobre a educação em todos os níveis, na medida em que resultaram em atrasos nos pagamentos de salários dos professores e demais trabalhadores da educação, no contingenciamento de recursos para a pesquisa nas universidades e institutos de investigação, e na extinção de programas nacionais de grande importância para o desenvolvimento do país, como o PRONATEC e o Ciência sem Fronteiras. Greves e paralisações sucessivas, decorrentes das dificuldades mencionadas, ainda contribuíram para agravar a situação das instituições de ensino, uma vez que, em muitos casos, ocorreram interrupções nas atividades por até quatro meses, inviabilizando, em diversos casos, o ano letivo. O ano também termina com uma nova preocupação, trazida pelas invasões de escolas públicas em vários estados, com séria repercussão sobre a vida de milhares de jovens, que deverão realizar o ENEM com cerca de um mês de atraso.
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