Amar sem Cessar e Bendita Ditadura
Se eu parar de amar
Prefiro até me matar
Porque a vida sem amor
É uma vida sem sabor
Ditador do bem-estar geral
Decreto a nossa felicidade
Por toda a eternidade!
Publique-se do Diário Oficial do amor
E revoguem-se as disposições em contrário
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
Presente e Futuro
Prefiro ser poeta do que profeta
O profeta só pensa no futuro
Enquanto o poeta nos premia com o presente.
Fazer versos mais me encanta
Do que prever o que ainda vem.
Como o futuro é uma interrogação,
É para o presente que eu sempre digo AMÉM.
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
Inteligência: seu papel na EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO anda às voltas com o futurismo. Encontramos pessoas falando de Tecnologia e inovação o tempo todo. Não resolvem nossos problemas educacionais!
Como psicóloga clínica desde 1971 e criadora e coordenadora de Trabalho Voluntário intergeracional em Escola Municipal na cidade do Rio de Janeiro, tenho estudado e refletido sobre alguns tipos de INTELIGÊNCIA e suas habilidades daí decorrentes. Como tais habilidades poderiam ajudar nossos alunos?
Apontaremos só quatro (4) habilidades de INTELIGÊNCIA:
(1)Intrapessoal; (2)interpessoal; (3)Inter Artificial e (4) Inovadora.
Vamos, pelo pouco espaço aqui disponível no LERMO-NOS, apenas citá-las .
Inteligência INTRAPESSOAL - desenvolver resiliência, aprender emulação, a superar-se, conhecer-se gostar de si; está nos Mandamentos "Ama a teu próximo como a ti mesmo". Como vou gostar do outro se NÃO aprendi a gostar de mim? Colocar-se em 1º lugar foi entendido durante tantos séculos como algo egótico quando precisa ser aprendido desde sempre. Gostar-se vai ajudar a melhorar o mundo . Reflita COMO!
Inteligência INTERPESSOAL- se aprendemos a nos gostar teremos "modelo" que nos leva à empatia, lembrar que eu sou o outro para… o outro, a respeitar as diferenças a saber que há espaço para todos… que habilidade difícil de exercer!
Inteligência INTER ARTIFICIAL que hoje além da dita Tecnologia, da Cibernética já envolve a Robótica. E a cada dia novidades aparecem. Dar um aparelho para as crianças NÃO a vai ajudar a ser pessoa! A alta tecnologia nos ajuda a viver mais confortável… mas ainda somos gente! Não robôs!
Inteligência INOVADORA no sentido de pensar diferente, fazer diferente, apreendedora pois aprendemos a aprender, num caminho sem fim. Respeitar a criatividade do aluno e ajudá-lo a refletir sobre o que fazer com o que cria!
Para finalizar esta provocação, destaco a importância de ajudar pais e professores das primeiras idades a se prepararem para as crianças desta quase segunda década do século XXI quando as crianças estão sendo chamadas de “cristal” tal a rapidez com que dominam não só a tecnologia.
Precisamos estar unidos; as famílias teimam em esperar das Escolas o que estas NÃO podem oferecer pois autoestima, objetividade e resiliência são tarefas da FAMÍLIA . À ESCOLA cabe desenvolver a temática definida nos últimos anos por toda a sociedade brasileira, que de uma ou outra maneira influenciou nos Currículos Escolares!
Consideramos as habilidades de INTELIGÊNCIA um grande tema a ser discutido por toda a sociedade brasileira, ainda alienada e omissa no tocante à EDUCAÇÃO, que sabemos ser o grande alavancador de uma nação, como bem pode ser comprovado pelos países que há décadas estavam atrás do BRASIL e agora nos ultrapassaram.
NÃO há mais tempo a perder e a ABE, pela sua ativa participação desde 1924, não pode deixar de se manifestar.
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
Mulher
O Projeto “LERMO-NOS” deste março de 2018 é dedicado à MULHER, pois hoje comemora-se o seu merecido Dia Internacional.
Sem ela, nem vida humana haveria.
E mais: o que seria da nossa área -- a EDUCAÇÃO -- sem mulheres?
Seria uma área analfabeta!
Assim sendo, torçamos para, em breve, reinar, o império feminino neste, neste nosso planeta, há muito tempo, macho demais!...
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
O Carnaval Está Chegando!
E, como sempre, chega pra ficar!
Torçamos para ele ser milenar, pois o povo bem merece esse grande momento de insuperável alegria.
Aliás, está cientificamente comprovado que a alegria concorre muito para o aumento da longevidade. E mais, o carnaval não discrimina: une as classes sociais, todos na rua, juntos e cantando, sorrindo e requebrando.
O Rei Momo é o mais democrático dos soberanos, pois ele consagra a epidemia da euforia.
O riso abunda e as bundas rebolam ao ritmo de músicas que empolgam.
Aplaudamos essa festa que quebra a rotina do ruim. Pensando bem, sua força terapêutica talvez, em quatro dias, seja mais eficaz do que terapias psicológicas em quatro anos!
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
Um Novo Natal!
Que tal torcermos para o Natal não mais distorcermos?
Vou traduzir a tese acima. Embora correndo o risco de ser linchado pelos comerciantes de todo o Brasil, ressuscitarmos o Natal cristão e sepultarmos o Natal pagão?
A data não será mais de compras e pompas, mas sim de confraternização alegre e ampla, mais um encontro fraternal do que uma troca comercial.
O “amigo oculto” -- que presenteia - será substituído pelo amigo visível, que beija, abraça, dança e canta.
Ceifar-se-á a farta ceia para a todos servir um simples lanche, em que abundará o coração pleno e não a barriga cheia.
Presentes os amigos e familiares e não presentes de amigos e familiares.
Gastos faremos, mas como doações para seres asilados e não para seres convidados.
“Doar” seria o verbo a ser conjugado no Natal do futuro e não “permutar”, como no Natal do presente.
Cristo, lá em cima, fará no mundo inteiro ecoar seu, até então, recalcado regozijo:
-- Até que enfim minha mensagem foi entendida e praticada! Minha pregação valeu a pena pelos pregos que, na cruz, me pregaram. A partir de hoje, celebrar-se-á o meu nascimento com a sucessão do consumidor voraz pelo doador contumaz. Amém!
Este artigo reflete, única e exclusivamente, os pontos de vista e opiniões do(s) seu(s) autor(es) e não as da Associação Brasileira de Educação - ABE que, portanto, não é responsável nem poderá ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza causados em decorrência do uso de tais informações.
Página 8 de 10